sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Recargas

 

Depois de uma peregrinação de duas horas, a pé, visitando os locais mais emblemáticos da minha mocidade vivida em Maputo, fiz uma pausa retemperadora, num café do Alto-Maé.
O sumo de Lichia parecia caído do céu. À medida que o copo se esvaziava as forças voltavam, dando-me a confiança necessária para continuar por mais umas horas a minha romaria.
Enquanto regalado, fazia o ajuste de contas com o desejado néctar, reparei que em frente ao balcão do café, se alinhava em fila indiana gente que após breves instantes saía dali com uma  “tira “ cheia de cartões do tipo “raspadinha “ , depois de aliviarem o bolso de alguns meticais.
Aquele vaivém de pessoas que pareciam viver um ritual habitual, despertou-me a curiosidade.
E como gosto pouco de guardar dúvidas, solicitei um esclarecimento ao cortês empregado de mesa.E disse-me ele, que aquele movimento, para mim  inusitado, se devia à venda de recargas.
Fiquei na mesma. O que seriam as ditas “recargas”?
Não quis abusar da disponibilidade do referido empregado e saí com a dúvida a morder-me os neurónios.
Na rua, tinha já reparado em inúmeros jovens, que vestiam um colete de um amarelo, luminescente com a inscrição “ Compra o teu giro comigo”.
Assim, da dúvida à certeza foi um instante. Aqueles jovens, traziam consigo as tiras com recargas para telemóveis. Percebi então que em função do valor pago pelo cliente, assim era entregue o cartão do tipo “raspadinha”
O cliente que vira baixar o  saldo do seu telemóvel  para níveis preocupantes, adquiria esses cartões e raspava a zona criada para esse efeito, pondo a nu um código de vários números. Esse código era introduzido no telemóvel, e como que por magia o  Bula Bula (*) regressava às máquinas.
Esses jovens creditados para a venda das recargas, percorriam toda a cidade, muitas das vezes em grupos de dois, e onde estivesse a necessidade do cliente, estavam eles em forma de solução instantânea. E  pensei  que esta situação era mais uma oportunidade para aplicar o ditado “Se Maomé não vai à montanha a montanha vai à Maomé”
Não estando as novas tecnologias, em Moçambique, ao alcance de muitos, como acontece na Europa, as empresas de telecomunicações encontraram uma forma rápida e eficaz de colocar à disposição dos clientes, estas máquinas humanas de colete vistosos, sempre tão prontos a satisfazer os clientes.
Parece-me que esta forma de simplificar os problemas com recurso a metodologias criativas, é uma característica  vincada do povo Moçambicano que sabe aguçar o engenho quando a necessidade aperta.

Aurélio Terra

(*) do Tsonga, significa conversar

Sem comentários:

Enviar um comentário